Você quer criar um canal do Youtube para médico, mas não sabe como produzir seu canal?  Vamos  te dar uma ajudinha!

Porque criar um canal de youtube para médico? Com a informatização ficou muito mais fácil acessar a internet para saber sobre muitos assuntos inclusive na área médica. Geralmente os pacientes tem uma ansiedade sobre diagnósticos e doenças e buscam esse meio de comunicação para se informar. Entretanto, muitas informações sobre saúde nem sempre são precisas ou verdadeiras. Muitos utillizam esse meio, se passando por conhecedores da área de saúde, para atrair pessoas inocentes afim de ganhos financeiros, mas não tem autoridade para tal ato. O conteúdo exposto nem sempre passa por uma avaliação de um profissional de medicina e acabam caindo na rede com informações conceituais e contúdos errôneos.

Um médico devidamente qualificado, períto em sua área de atuação, não só tem autoridade, como também é um educador e um orientador, e pode tranquilamente enunciar a população sobre temas relacionados à saúde/doenças, diagnósticos, sintomas e tratamentos. Com o canal do youtube para médico bem produzido, criativo, sério, porém atrativo, o profissional  poderá ficar conhecido  na mídia e assim alcançar o público-alvo e possíveis clientes. Mas fique atento aos critérios que ressaltaremos aqui para a produção de um canal médico no youtube de qualidade.

Qual a importância de criar um canal de youtube para médicos?

Na área médica há muitos profissionais que ficaram bem conhecidos em seu canal de divulgação por meio dessa ferramenta. Mas não é só fazer um vídeo e postar, existem alguns requisitos a serem respeitados na hora de criar um canal no youtube para médicos. Em primeiro lugar, deve-se atentar para os critérios exigidos pelo Código de Ética Médico (CEM), o Conselho Federal de Medicina (CFM), bem como o Manual de Publicidade Médica, você receberá informações sobre o que deve ser exposto nas redes sociais e o que é expressamente proibido divulgar.

Profissionalize seu canal no youtube para médico

O que usar e como gravar o vídeo?

Muitas pessoas não gostam de ler, eles preferem ver e ouvir. Ao criar um canal para médicos lembre-se que as pessoas não gostam de vídeos longos, com informações difíceis de entender, música alta ao fundo do vídeo, ou vídeo com som muito baixo, isso fará com que você perca visualizações e curtidas e entre para o grupo dos vídeos amadores. Procure um local bem iluminado, com boa visibilidade e aparência.

Se você quiser investir em aparelhagem profissional para gravação de qualidade será muito bom, mas caso não queira, existem celulares configurados para gravação em Full HD. Você também pode investir em uma webcam em HD de boa qualidade, mas verifique as condições das imagens gravadas antes de postá-las no canal. Considere a resolução de gravação de 1280×720 pixels, essa geralmente tem imagens de alta definição. Observe também a taxa ideal de exibição de fotos por segundo, conhecido com FPS (Frames per second), o ideal é 60 FPS, esse é o número máximo que o olho consegue captar para a formação de imagem real em movimento.

Gravando o áudio

Como dito anteriormente, é essencial que seu vídeo tenha um bom áudio, de fácil compreensão, sem ruídos externos, ou aquele som de “eco de sala vazia”, entretanto, ao gravar os vídeos com câmeras, celulares ou webcam é possível que haja a interferência de ruídos. Invista em microfone de lapela para smartphones.   Se puder investir um pouco mais, o mais indicado seria o microfone direcional , que possui uma qualidade de som de alta qualidade ou o microfone de lapela para câmeras, que é um pouco mais inferior.

Iluminação

A iluminação e o ambiente interferem diretamente na qualidade do seu vídeo. Um boa iluminação exclui as sombras ou escuridão do cenário. Talvez seja difícil investir em iluminação, mas verifique as possibilidades e invista em refletores de luz branca de tecido e rebatedores de luz, pode usar também difusores de luz.

O QUE FALAR NO CANAL DE YOUTUBE PARA MÉDICO?

Ao falar de um tema, tenha domínio do assunto a ser tratado, que seja específico de sua área de atuação.

Evite usar termos técnicos, use palavras de fácil compreensão e se tiver que usar algum termo técnico ou sigla, explique ao público o que significa. Procure abordar os temas mais atuais. Faça uma análise criteriosa sobre o que o público mais pesquisa, o que as pessoas mais comentam desde que esteja relacionado à sua área de atuação. Procure nas ferramentas de pesquisa gratuita os assuntos mais buscados recentemente, alguns canais como o Google Trends, buscador do google, o Top Trends do Twitter podem te dar essa ajuda. Use palavras chaves na hora de pesquisar, observe os noticiários. Faça planejamentos e crie estratégias para atrair seu público.

Você também pode usar imagens como ilustração para falar de um assunto específico, desde que estejam de acordo com as normas do Manual de publicidade médica – CFM.

COMO CRIAR O CANAL DE YOUTUBE PARA MÉDICO?

Em primeiro lugar crie uma conta no Google, após preencher os dados de sua clínica e os seus dados, você precisará criar um canal do YouTube para enviar vídeos, comentários ou criar playlists. Você pode usar um computador ou o site do YouTube para dispositivos móveis para criar um novo canal. Acesse a página do Youtube e faça seu login.

 Na página de configurações, selecione a opção “criar um novo canal”. Em seguida aparecerá a página de criação de marcas, essa página permite uma sincronização com outras ferramentas do Google, como o Google+, Google Meu Negócio e Google Fotos. Escolha o nome da sua conta de marca, clique no botão “criar” e pronto! Seu canal já estará ativo. Personalize seu canal junto com o branding de sua clínica para que o público te conheça e o seu negócio também, assim você terá mais credibilidade e autoridade, não se esqueça de de identificar de forma correta, inclusive com a inscrição do CRM para estabelecer uma relação de confiança com o público.

O QUE FAZER PARA QUE O CANAL DO YOUTUBE MÉDICO RECEBA VÁRIAS VISUALIZAÇÕES?

Invista em SEO

 SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. O profissional dessa área é responsável pelo desenvolvimento e pela execução de estratégias para que os sites sejam relevantes no Google, Yahoo, Bing, etc. Um SEO saberá o que fazer para que seu canal seja colocado em destaque entre os primeiros vídeos a aparecerem  na hora em que alguém buscar nas ferramentas de pesquisa, assuntos relacionados aos temas que você postar. Isso fará com que o pesquisador seja direcionado para seu canal e com isso você tenha acessos e aumente suas visualizações. Vale a pena investir em um profissional SEO.

USE OUTRAS REDES SOCIAIS

Existem outras redes sociais que funcionam com fins de compartilhamento. As mais utilizadas são Twiter, Instagram, Facebook e Linkedin. O ideal é que você tenha no mínimo duas dessas redes sociais e utilize como meio de divulgação do seu canal de youtube para médico.

Publique conteúdos e links que direcionem para o seu canal no youtube, poste fotos da gravação, vídeos em que você aborda temas que possam interessar seu público-alvo.

Sempre que possível atualize seu canal, esteja sempre por dentro das novidades. Agora é só partir pra conquista do seu espaço nas redes sociais.

Comentários